terça-feira, 25 de maio de 2010

Família, tudo a ver com o nosso dia-a-dia


O caso da redução da maioridade penal tem dado muita polêmica, sendo discutido por muitos estudiosos e leigos do assunto. A questão é a redução ou a permanência da idade que considera o indivíduo maior penal; hoje, é considerado responsáveis por seus atos indivíduos de 18 anos em diante, existem propostas para a redução desta idade, considerada por muitos como amenização dos problemas causados por menores de idade. Mas porque que estes menores causam tantos problemas?

Segundo manda a ordem natural das coisas, os pais tem o dever de criar, ensinar, educar os seus descendentes, mas por motivos de degradação da instituição família, complicações nas relações conjugais, vícios, brigas, descaso com o próximo, a família tem perdido o seu mais importante papel na humanidade, a de educar! Com isso o fruto da relação de um homem com uma mulher não tem a base necessária para se tornar um indivíduo humanizado.

Por estas e outras complicações da instituição família, o papel de educar é jogado para a escola. Esta por sua vez tenta de todas as formas ensinar o caminho para o bom relacionamento do indivíduo com mundo, mas não depende somente da escola ensinar, e sim do aluno aprender! Os primeiros anos da criança são os mais importantes para a formação de um caráter digno, complicando assim para a escola modifica-lo sem ao menos ter a cooperação da família.

Como efeito dominó, a responsabilidade cai sobre o Estado, tendo assim que reparar os danos causados pelo indivíduo, e o penaliza-lo pelos atos cometidos. Todos discutem propostas para o Estado mudar o mundo, e se esquecem que se cada indivíduo der mais importância a instituição Família os problemas serão combatidos no berço não causando assim tanta polêmica e discussão.



David Lacerda

1° ano de Direito

Funec

Nenhum comentário:

Postar um comentário